Manaus, 03/07/2024

Esportes

Dia do Enxadrista: celebrando a arte do xadrez na Vila Olímpica de Manaus

Foto: Julcemar Alves/Sedel
Foto: Julcemar Alves/Sedel
12/06/2024 16h50

Em reconhecimento ao Dia do Enxadrista, comemorado nesta quarta-feira (12), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), reafirma seu compromisso com a formação e inclusão social de jovens e crianças ao oferecer aulas de xadrez na Vila Olímpica de Manaus. A iniciativa faz parte do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) e tem beneficiado mais de 50 meninos e meninas, com idade entre 7 a 17 anos.

“A prática do xadrez aqui na Vila Olímpica tem sido um grande sucesso. Ela ajuda a desenvolver a disciplina, a paciência e o respeito, além de ser uma excelente forma de incluir socialmente os participantes. Queremos criar oportunidades para o desenvolvimento pessoal e social, e o xadrez é uma ferramenta poderosa nesse sentido”, disse o secretário da Sedel, Jorge Oliveira.

Foto: Julcemar Alves/Sedel

O xadrez é um jogo que oferece múltiplas vantagens, não apenas para os jovens, mas para pessoas de todas as idades. Ele estimula a resolução de problemas, melhora a capacidade de planejamento e fortalece a tomada de decisões. Além disso, o xadrez ajuda na gestão de conflitos e na construção de estratégias, habilidades essenciais tanto no tabuleiro quanto na vida cotidiana.

“Nós utilizamos uma metodologia explicando o teórico, como a história do xadrez, quando ele começou, quando ele chegou no Brasil, onde ele foi criado, de uma maneira geral falando sobre a história. E depois desenvolvemos a função de cada peça, de maneira lúdica para que eles consigam compreender e desenvolver o jogo”, explicou Ivan Guimarães, responsável pelas aulas de xadrez na Vila Olímpica.

As aulas de xadrez, promovidas pelo Pelci, oferecem uma oportunidade para os adolescentes e crianças da capital amazonense aprimorarem suas habilidades em um ambiente acolhedor e estimulante. O xadrez, além de ser um passatempo estratégico, é reconhecido por seus benefícios no desenvolvimento de habilidades cognitivas, como o pensamento crítico, a memória e a concentração.

Foto: Julcemar Alves/Sedel

“Eu gosto muito de xadrez e queria muito fazer as aulas. Então eu pedi à minha mãe, para que ela deixasse eu vir para a Vila. Hoje estou aqui participando das aulas, espero futuramente participar de campeonatos e conquistar medalhas”, exaltou a aluna do Pelci, Aisha Fernanda.

As aulas de xadrez na Vila Olímpica de Manaus são realizadas às segundas e quartas-feiras, com sessões matinais das 9h às 10h, e vespertinas das 15h às 16h. Aos interessados, as inscrições podem ser realizadas no setor de cadastro da Vila Olímpica de Manaus.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X