Manaus, 03/07/2024

Amazonas

FCecon forma seis médicos pelo Programa de Residência

FCecon forma seis médicos pelo Programa de Residência
24/02/2022 17h00

Implantado há 17 anos, o programa já formou 60 profissionais

“Apaixonei-me pela Anestesiologia no primeiro ano de faculdade, então tive a certeza de que era o que queria fazer para o resto da vida. A declaração foi dada pelo médico Samir Solart Cavalcanti, que participou, ontem (23), às 19h30, da solenidade de formatura do Programa de Residência da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM).

A solenidade ocorreu de forma virtual pelo aplicativo Zoom, e contou com a presença de médicos, familiares, preceptores, diretores e servidores da unidade hospitalar. Foram formados seis médicos especialistas, sendo um mastologista, dois anestesiologistas, dois de radiologia e diagnóstico por imagem e um cirurgião oncológico. Implantado há 17 anos, o Programa de Residência já formou 60 profissionais.

Samir, um desses médicos especialistas, explicou que optou pela Anestesiologia da FCecon por indicação de outro residente, que fez elogios ao serviço, considerado o melhor de Manaus. “Após o início, ainda tive a opção de trocar por outro serviço. Contudo, várias situações me conquistaram, como o contrafluxo no trânsito, estacionamento, o perfil dos pacientes, e claro, o mais importante, os preceptores do Centro Cirúrgico”, frisou.

Diferencial – Durante a residência, disse o médico especialista, teve contato com o serviço de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos, sendo um diferencial em relação aos outros. Ele pontua que esse contato mais direto com os pacientes o ajudou a evoluir como pessoa e profissionalmente, melhorando no tom de voz e atenção, uma vez que eles os pacientes com a doença em estágio avançado.

“Ainda na residência, tive a oportunidade de cuidar da minha tia Odinéia, que foi paciente da FCecon, o que me permitiu aproximar-me ainda mais dela. Tentei fazer o melhor como residente e sobrinho, mas infelizmente não venci essa batalha. Dedico a ela essa vitória”, pontua.

Formação – O diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, disse que, assim como Samir Cavalcanti, o Programa de Residência forma profissionais essenciais para área da oncologia – Anestesiologia, Imagenologia, Mastologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Segundo ele, o hospital contribui com serviços de qualidade, excelência técnica e infraestrutura, com o olhar de um profissional habilitado. “É disso que a sociedade consegue usufruir”.

Conforme a diretora de Ensino e Pesquisa, Kátia Luz Torres, as residências médicas são um processo de formação de médicos especialistas, que têm contribuído para a sustentação da oncologia na região Norte e em todo o país. Ela disse que a residência tem fortalecido competências da comunidade médica, em realizar procedimentos especializados, inclusive para a sobrevivência da oncologia.

“A área de oncologia não existe sem algumas especialidades, como a do tripé para o tratamento de câncer – Radioterapia, Cirurgia Oncológica e Oncologia Clínica. Desse tripé, conseguimos oferecer as duas últimas”, destaca Torres.

Formandos – Kaiom Cesar Xavier Pacheco – 6ª turma de Mastologia; Ozires Ferreira de Almeida e Samir Solart Cavalcanti – 5ª turma de Anestesiologia; Daniella Paula Dias Coelho e Edwance dos Santos Góes – 5ª turma de Radiologia e Diagnóstico por Imagem; Diego Henrique Lopes Pires – 14ª turma de Cirurgia Oncológica.

Programa – O Programa de Residência Médica é ligado à Comissão Nacional de Residência Médica, voltada para a formação de especialistas nas áreas de Anestesiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Oncologia Clínica, Cancerologia Cirúrgica, Mastologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X