05/11/2024 10h40
Manaus vai voltar a ter voo para Lisboa, em Portugal para ampliar a malha de voos internacionais. O retorno do trecho entre a capital amazonense e Portugal foi reaberto oficialmente nesta segunda-feira (04), no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, o sexto voo internacional que começou a operar na atual gestão.
“Um voo como esse abre possibilidades muito grandes para a questão do turismo, não só para os europeus que vão usar Portugal como essa ponte para poder chegar à Amazônia, mas, também, os brasileiros que vão usar Manaus como ponto de apoio. Nós também vislumbramos a possibilidade de poder exportar alguns dos produtos nossos que são fabricados na Zona Franca de Manaus”, afirmou o governador Wilson Lima.
O voo será operado pela companhia TAP Air Portugal e faz parte da estratégia do Governo do Amazonas de conectar o estado ao mercado europeu, fortalecendo o turismo da região amazônica. A rota Manaus-Lisboa estava paralisada desde 2016 e, na ocasião, também era executada pela companhia aérea portuguesa.
Segundo levantamento da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), a expectativa com o resgate do voo na gestão do governador Wilson Lima é de um acréscimo de 15% no fluxo de turistas internacionais, facilitando o deslocamento de estrangeiros para o Amazonas.
Voo
O voo terá capacidade para 154 passageiros e duração de 11 horas e 45 minutos, considerado o fuso horário de Portugal, realizando uma escala em Belém, no Pará. A rota Manaus-Lisboa terá frequência de três vezes na semana, às segundas, quartas e sextas-feiras.
Em setembro, a Amazonastur promoveu para cerca de mil agentes de turismo europeus um treinamento on-line sobre os principais atrativos turísticos do Amazonas. Disponibilizada em seis idiomas, a capacitação tem como objetivo impulsionar a chegada dos turistas ao Amazonas. A ação foi realizada em parceria com a Embratur, TAP e Agência Brasileira de Agências de Viagens (Abav).
Articulação
Desde 2019, a gestão do governador Wilson Lima ampliou a malha aérea com novas rotas internacionais saindo da capital do Amazonas. Além disso, o Estado também tem incentivado a expansão da malha aérea com a concessão de benefícios para reduzir a carga tributária sobre o combustível da aviação.
Entre os destinos ligados à capital, atualmente, estão Miami e Fort Lauderdale, na Flórida, nos Estados Unidos. Os voos são operados pelas companhias Gol e Azul Linhas aéreas, respectivamente. Outro trecho internacional é o voo para o Panamá, operado pela companhia Copa Airlines. Na América do Sul, há voos diretos para Bogotá, na Colômbia, pela Avianca, e Puerto de Ordaz, na Venezuela, por meio da Conviasa.