Manaus, 01/07/2024

Brasil

STF JULGA SE DECRETO DE INDULTO EDITADO POR TEMER TEM VALIDADE

STF JULGA SE DECRETO DE INDULTO EDITADO POR TEMER TEM VALIDADE
29/11/2018 19h30

G1 – RESUMO

  • Decreto de indulto foi editado por Temer em outubro do ano passado
  • Decreto estabeleceu que poderia receber o perdão quem cumpriu 1/5 da pena em caso de crimes sem violência ou grave ameaça
  • Para a Procuradoria Geral da República, decreto beneficia presos por crimes de colarinho branco, como corrupção e peculato
  • Alexandre, Rosa, Lewandowski, Marco Aurélio, Gilmar e Celso de Mello votaram pela validade do decreto de Temer. Barroso, ministro relator, e Fachin votaram pela derrubada de parte do decreto. (Placar 6 x 2 a favor do indulto de Temer). Fux pediu vista do processo e paralisou julgamento.
  • Com a suspensão, foi realizada uma segunda votação sobre a manutenção ou não da medida cautelar. Foram a favor dela os ministros Fachin, Rosa, Fux e Cármen; posicionaram-se contra Alexandre, Gilmar, Marco Aurélio e Celso de Mello; Toffoli pediu vista. Tudo permanece como está, ou seja, está mantida a liminar concedida por Barroso.

ACOMPANHE

Maioria do STF vota por manter indulto assinado por Temer; pedido de vista adia decisão

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta quinta-feira (29) pela manutenção do decreto de indulto natalino editado pelo presidente Michel Temer no ano passado, mas um pedido de vista (mais tempo para análise do processo) adiou a decisão. Saiba como votou cada um dos ministros e os argumentos que foram apresentados.

A sessão foi suspensa pelo ministro Dias Toffoli.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X