
A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), realizou nesta terça-feira (23) uma ação de sensibilização no Terminal de Integração 5 (T5), localizado no bairro São José Operário, na zona Leste da capital. A atividade integra a programação da campanha Junho Violeta, dedicada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa.
Durante a mobilização, equipes da fundação distribuíram materiais informativos, orientaram passageiros e reforçaram a divulgação dos direitos garantidos pelo Estatuto da Pessoa Idosa. A iniciativa buscou levar informação aos usuários do transporte coletivo e estimular o respeito e a valorização do envelhecimento.
Segundo o diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas, os terminais de integração representam espaços estratégicos para ampliar o alcance da campanha e conscientizar a população sobre a importância da proteção aos idosos.
A ação também alertou sobre diferentes formas de violência que atingem a população idosa, incluindo agressões físicas, violência psicológica, abuso patrimonial, negligência, abandono e violência institucional. Além disso, foram divulgados os canais de denúncia para que situações de violação de direitos possam ser comunicadas às autoridades competentes.
Usuários do terminal elogiaram a iniciativa e destacaram a importância das atividades educativas para ampliar a conscientização da sociedade. O comerciante Maurício Aguiar afirmou que ações desse tipo ajudam a combater situações de desrespeito e violência contra os idosos.
A mobilização faz parte do calendário do Junho Violeta, campanha desenvolvida ao longo do mês pela Prefeitura de Manaus com o objetivo de fortalecer políticas públicas voltadas à proteção, valorização e garantia dos direitos da pessoa idosa.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.