Manaus, 05/12/2024

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De enfermeira a gestora empresarial: conheça a história da amazonense Elisama Brito

Fotos: Vitória Lopes/Acervo pessoal
Fotos: Vitória Lopes/Acervo pessoal
18/11/2024 16h50

Em meio aos desafios de uma doença rara como a miastenia gravis, que causa fraqueza muscular por esforço repetitivo, Elisama Brito, mestre em enfermagem, encontrou na força do empreendedorismo uma grande aliada para desviar-se das limitações de saúde. A amazonense, cofundadora da rede de supermercados Super Nova, em Manaus, nos mostra que as dificuldades físicas não são um impedimento para alcançar grandes objetivos.

A história de Elisama com a miastenia gravis começou há 14 anos, quando os sintomas da doença começaram a se manifestar, interferindo em suas atividades diárias. “Tinha dificuldade para pentear o cabelo, meus braços cansavam rápido demais. Em alguns momentos, a fraqueza para andar era tão grande que eu começava a me arrastar. Quando eu tô com muita fraqueza, eu não consigo nem falar”, lembra ela. A profissional, acostumada a cuidar dos outros, viu-se subitamente como paciente, enfrentando um diagnóstico que a colocava diante de um futuro incerto, mas a adversidade nunca a abateu.

Novos caminhos

A decisão de empreender surgiu em um momento em que Elisama buscava novos desafios e uma forma de contribuir para a comunidade. Ao lado de seu marido, que já atua no ramo supermercadista há 34 anos, ela iniciou uma nova jornada, quando a gestão do grupo passou a ser compartilhada entre o casal.

“Temos visões diferentes de certos aspectos do negócio, o que nos leva a fazer ajustes e entrar em consenso para o bem da empresa. Com certeza, o Super Nova não é o mesmo de 4 anos atrás e nem nós dois. Se assim fosse algo estaria errado, porque estamos nesse mundo para aprender, apreender e evoluir com nossos erros e acertos. O sucesso é consequência disso, o caminho para ele não é uma linha reta e nem ciência exata. De lá para cá, iremos inaugurar a quarta loja juntos em breve, se Deus quiser, o Super Nova Mosaico. Prova de que estamos crescendo e fortalecendo a rede juntos, o que muito me alegra e sou grata, por estar fazendo a diferença na vida de tantas pessoas direta e indiretamente. Logo eu que nunca imaginei empreender no comércio”, destaca.

Foto: Vitória Lopes/Acervo pessoal

Atualmente, Brito é responsável por várias decisões, entre elas, discutir as ações de comunicação da empresa, que atualmente conta com 5 unidades varejistas e uma distribuidora em Manaus, e como já adiantado, estará no fim deste mês inaugurando a sexta loja da empresa, na zona centro-oeste da capital. “Nesse quesito, junto à equipe de marketing, definimos estratégias de divulgação da empresa por meio de propagandas na TV e na internet, na qual participo frequentemente para mostrarmos aos clientes que somos um supermercado humano e que gosta de interagir com os seguidores”, reforça.

Os desafios da doença

No entanto, conciliar a gestão da empresa com o tratamento da doença não foi fácil e até agora, envolve uma série de cuidados, afinal, desde a descoberta da miastenia, já foi submetida à procedimentos como intubação, traqueostomia e até o uso de sonda enteral. Segundo o Ministério da Saúde, dentre as mais de 6 mil doenças raras existentes, estima-se que cada 1 milhão de habitantes no Brasil, de 5 a 30 casos são identificados.

“Existem dias, semanas, em que consigo estar mais presente na empresa, o que facilita o desenvolvimento das atividades. No entanto, já precisei me ausentar até mesmo por meses e ficar em formato home office. Por sermos proprietários temos facilidade de flexibilizar os horários, mas gostaria de me dedicar mais. Costumo dizer que muitas vezes minha mente vai e meu corpo fica. Mas não é por isso que vou deixar de ser útil quando estou melhor. Seria mais fácil ficar em casa?! Pode ser que sim, mas, com certeza, o sentimento de dever cumprido não tem preço”, revela.

Foto: Vitória Lopes/Acervo pessoal

Embora viva entre altos e baixos, como uma “montanha russa”, Elisama não se deixa abater. Com determinação e criatividade, ela encontrou formas de superar os obstáculos e transformar o Super Nova em uma empresa de sucesso. Sob sua liderança, a rede de supermercados se tornou um exemplo de inovação e responsabilidade social em inúmeras ações nos últimos anos, como a campanha de arrecadação de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, realizada este ano: “Nunca a assertiva ‘a união faz a força’ fez tanto sentido”.

Dia do Empreendedorismo Feminino

Neste dia 19 de Novembro, em que comemora-se o Dia do Empreendedorismo Feminino, data instituída ONU em 2014, a história de Elisama surge como um exemplo inspirador de como a força de vontade e a determinação podem superar qualquer obstáculo. Ao transformar suas limitações em oportunidades, ela se tornou um modelo para outras mulheres, especialmente aquelas que enfrentam dificuldades semelhantes. “A questão não é somente salário, mas satisfação pelo que faz. Todos deveriam se esforçar para valorizar seus dons, talentos e a possibilidade de utilizá-los. Ser útil não tem preço e a mulher precisa se valorizar para conquistar respeito”, afirma Elisama.

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