Manaus, 02/06/2024

Brasil

MORTOS CHEGAM A 34 APÓS ROMPIMENTO DE BARRAGEM EM BRUMADINHO, 23 PESSOAS ESTÃO HOSPITALIZADAS

MORTOS CHEGAM A 34 APÓS ROMPIMENTO DE BARRAGEM EM BRUMADINHO, 23 PESSOAS ESTÃO HOSPITALIZADAS
26/01/2019 18h30

RESUMO

  • Uma barragem da mineradora Vale se rompeu ontem em Brumadinho (MG), e um mar de lama destruiu casas da região.
  • Rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco.
  • Até o momento, há confirmação de 34 mortos. A primeira pessoa morta identificada é Marcele Porto Cangussu.
  • Os trabalhos de resgates devem durar semanas. A Vale confirma 252 desaparecidos entre seus funcionários e terceirizados.
  • Governo federal montou gabinete de crise; Bolsonaro sobrevoou a área na manhã deste sábado.

ACOMPANHE

Sobre as outras duas barragens da Mina do Feijão, a Vale disse em nota que “as estruturas de pequeno porte B4 e B4A receberam a carga de rejeitos da Barragem 1 da Mina Córrego do Feijão. Essas estruturas eram bacias de contenção de sedimentos, ou seja, apenas recebiam drenagem de água da chuva, impedindo que o material carregado pela água fosse para o ambiente externo”.

A Vale afirma que a lama não é tóxica. Especialistas dizem, porém, que há danos ambientais graves, como a contaminação do solo e da água por minério fino, que fica na sobra dos rejeitos. A comunidade local já tinha alertado os órgãos ambientais do estado para o risco da continuidade das operações na mina do Córrego do Feijão, que já estava esgotada.

Área de mata onde ficava pousada em Brumadinho virou um rio de lama

Área de mata onde ficava pousada em Brumadinho virou um rio de lama (Foto: TV Globo)

Uma pousada em Brumadinho foi destruída pela lama após o rompimento da barragem da Vale, na última sexta-feira (25). Três pessoas foram resgatadas com vida, mas muitas estão desaparecidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As informações recebidas serão incluídas no o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (SINALID).

O Ministério Público pede para que a população mande informações sobre desaparecidos em Brumadinho para o e-mail [email protected]

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X