Manaus, 25/06/2026

Amazonas

Nota Pública da Associação Nacional de Jornalismo Digital (ANJD)

Nota Pública da Associação Nacional de Jornalismo Digital (ANJD)
25/06/2026 11h15

O respeito à imprensa não é favor. É obrigação!


A Associação Nacional de Jornalismo Digital (ANJD) vem a público manifestar sua indignação diante dos sucessivos atrasos nos pagamentos devidos pelo Governo do Estado do Amazonas e pela Prefeitura de Manaus às empresas de comunicação que prestaram seus serviços de forma regular, mediante contratos legalmente firmados.


Existem emissoras de rádio que aguardam pagamento há cerca de dez meses. Há portais de notícias que acumulam prejuízos expressivos. Somente o Portal do Generoso possui aproximadamente R$ 150 mil a receber. Enquanto isso, empresários da comunicação enfrentam dificuldades para honrar salários, impostos, fornecedores e manter empregos.
Ao mesmo tempo, circulam informações públicas de que houve o arrendamento da Rádio Cidade por um grupo político. Se existem recursos para investimentos dessa natureza, também deve existir responsabilidade para quitar compromissos assumidos com os veículos de comunicação que trabalharam, entregaram seus serviços e aguardam, há meses, o que lhes é devido.
Chega de desculpas. Chega de promessas. Chega de adiamentos.


A comunicação amazonense não aceitará mais ser tratada como prioridade apenas em períodos de interesse político e esquecida quando chega a hora de cumprir os contratos.
Diante desse cenário, empresários da comunicação convidaram o presidente da ANJD, Marcelo Generoso, para liderar um movimento histórico de união entre emissoras de rádio, televisão, portais, blogs e agências de publicidade em defesa da valorização do setor e do imediato pagamento das dívidas existentes.


Os veículos de comunicação são responsáveis por informar milhões de amazonenses todos os dias. Exercem papel essencial na fiscalização do poder público e na formação da opinião da sociedade. Quem ocupa cargos públicos precisa compreender que respeito aos contratos e às empresas de comunicação é respeito à própria democracia.


A partir deste momento, a categoria estará unida, vigilante e atuará de forma firme, dentro da legalidade, para cobrar transparência, responsabilidade e o cumprimento das obrigações assumidas. Os gestores públicos devem compreender a relevância e a força institucional dos meios de comunicação na construção do debate público e tratar o setor com a seriedade e o respeito que ele merece.


A comunicação do Amazonas não pede privilégios.
Exige apenas o cumprimento da lei, dos contratos e o respeito que toda empresa séria merece.

Marcelo Generoso
Presidente da Associação Nacional de Jornalismo Digital (ANJD)

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.