
O governo federal passou a exigir o uso de biometria para concessão e manutenção de benefícios sociais e previdenciários do INSS, dentro de um novo cronograma de segurança e combate a fraudes.
A medida determina que a identificação biométrica será vinculada principalmente à Carteira de Identidade Nacional (CIN), além de bases já existentes como CNH e TSE. O objetivo é garantir que apenas o próprio beneficiário consiga solicitar, receber ou manter pagamentos.
De acordo com o calendário definido pelo governo, novos pedidos de benefícios já passaram a exigir comprovação biométrica em etapas de transição. A regra será ampliada gradualmente até que a CIN se torne a base principal e obrigatória de identificação em todo o sistema.
Quem já possui cadastro biométrico em outros documentos continuará sendo aceito durante o período de adaptação. Já novos solicitantes precisam se adequar às exigências para dar entrada nos benefícios.
Segundo o governo, a mudança busca aumentar a segurança do sistema, reduzir fraudes e unificar os dados de identificação dos cidadãos em uma base única.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.