Manaus, 23/06/2026

Amazonas

Novas regras do INSS tornam biometria obrigatória para benefícios

Biometria de idosos - Foto: Divulgação
Biometria de idosos - Foto: Divulgação
23/06/2026 13h30

O governo federal passou a exigir o uso de biometria para concessão e manutenção de benefícios sociais e previdenciários do INSS, dentro de um novo cronograma de segurança e combate a fraudes.

A medida determina que a identificação biométrica será vinculada principalmente à Carteira de Identidade Nacional (CIN), além de bases já existentes como CNH e TSE. O objetivo é garantir que apenas o próprio beneficiário consiga solicitar, receber ou manter pagamentos.

De acordo com o calendário definido pelo governo, novos pedidos de benefícios já passaram a exigir comprovação biométrica em etapas de transição. A regra será ampliada gradualmente até que a CIN se torne a base principal e obrigatória de identificação em todo o sistema.

Quem já possui cadastro biométrico em outros documentos continuará sendo aceito durante o período de adaptação. Já novos solicitantes precisam se adequar às exigências para dar entrada nos benefícios.

Segundo o governo, a mudança busca aumentar a segurança do sistema, reduzir fraudes e unificar os dados de identificação dos cidadãos em uma base única.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.