
Manaus (AM) – O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), realiza nesta quinta-feira (11) uma ação de captação de doadores de sangue, com atendimento na unidade móvel “Vampirão”, estacionada em frente ao Fórum Trabalhista de Manaus, localizado na Rua Ferreira Pena, nº 546, no Centro da capital.
A ação ocorrerá das 8h às 12h, com o objetivo de incentivar a solidariedade e reforçar os estoques de sangue, essenciais para o atendimento de pacientes com câncer, vítimas de acidentes, pessoas com doenças crônicas e cirurgias de emergência.
“A doação de sangue é um ato de amor e responsabilidade social. Cada doação pode salvar até quatro vidas”, destacou a organização do evento.
Para ser doador, é necessário:
O ato de doar sangue também garante um direito ao trabalhador. Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), artigo 473, o doador tem direito a um dia de folga remunerada por ano, desde que comprove a doação.
Para servidores públicos federais, a Lei 8.112/90, no artigo 97, também garante um dia de afastamento pelo mesmo motivo, com a condição de que a ausência ocorra no dia da doação. O benefício não pode ser acumulado para uso futuro.
Dúvidas ou orientações adicionais podem ser obtidas pelos telefones:
📱 (92) 3627-2171 / 3621-7249
📧 E-mail: [email protected]
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.