Manaus, 14/12/2024

Mundo

Nos EUA, 43 macacos fogem de laboratório de doenças infecciosas; apenas um foi recapturado

Macacos rhesus no centro da Alpha Genesis (Foto: Reprodução do Facebook/www.facebook.com/AlphaGenesis/)
Macacos rhesus no centro da Alpha Genesis (Foto: Reprodução do Facebook/www.facebook.com/AlphaGenesis/)
12/11/2024 12h30

O departamento de polícia de Yemassee, cidade que fica na Carolina do Sul (EUA), está a procura de 43 macacos que fugiram do laboratório experimental de medicamentos e doenças infecciosas Alpha Genesis, na quarta (6/11). A polícia noticiou que, no sábado (9), um dos animais foi recapturado.

Na noite da fuga, a polícia informou pelas redes sociais que os animais haviam escapado e e que a população não deveria entrar em contato com eles. Depois, descobriu-se que os macacos fugiram por uma porta de segurança que não havia sido trancada corretamente por um funcionário.

O laboratório se pronunciou sobre o caso. Em comunicado, o Alpha Genesis informou que os animais que fugiram são macacos-rhesus fêmeas, jovens, com aproximadamente 3 kg, e não eram usados em testes de medicamentos ou doenças infecciosas por causa da idade e do peso. Mesmo assim, a polícia manteve a recomendação de não aproximação.

Segundo a polícia, o animal recapturado está bem e “interagindo com os demais do laboratório”.

A Alpha Genesis foi contratada pelo governo norte-americano no ano passado para monitorar aproximadamente 3.500 macacos-rhesus que vivem na ilha de Morgan, apelidada de “Ilha dos Macacos”. Os animais foram trazidos para os EUA na década de 1970 para pesquisa biomédica em laboratórios, de acordo com o New England Primate Conservancy.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X